terça-feira, 27 de agosto de 2013

Atingindo a Independência Financeira - Objetivos

O primeiro e talvez mais importante passo para darmos início à Independência Financeira (IF) é a Definição de Objetivos.

Recomendo que este post seja lido e posto em prática logo em seguida ou enquanto faz a leitura.

Essa é uma etapa extremamente pessoal em que você ou o casal, caso a decisão seja tomada por você e seu parceiro(a), devem se permitir sonhar, colocar tudo o que já desejaram no papel, sem filtros. Sonhem, pensem, combinem, concordem, discordem, mas iniciem por essa etapa. É nela onde vocês buscarão forças para seguir em frente com os planos sempre que uma "oportunidade de consumo" (gasto desnecessário) aparecer.

Pronto? Já fizeram a lista? Todos os sonhos, mesmo os que parecem irreais, estão no papel? Ótimo, próxima etapa.

Definir o custo de cada um desses objetivos.

Notem que a palavra mudou de sonhos para objetivos. Por quê? Sonhos são coisas inatingíveis, irreais. Objetivos tem data para acontecerem, meios de serem atingidos, são trabalhados, pensados e viabilizados através de planejamento.

Seus objetivos tem um preço certo? Quanto custam? São preços em reais, em dólares, em outra moeda? Definam o valor a ser atingido e não se esqueçam de definir o valor da Independência Financeira.

Como calcular este valor? Peguem como referência seus gastos mensais e dividam por 0,5% que é o rendimento de uma aplicação conservadora já descontado o Imposto de Renda ou dividam por 0,25% se quiserem considerar nessa conta a inflação também. O valor da IF pode assustar em um primeiro momento, mas não se preocupem com isso agora, o importante é chegar aos valores necessários para atingirem todos os objetivos.

Definidos os custos, vamos para a etapa mais difícil que é definir os prazos para atingir esses objetivos. Novamente esse é um exercício bastante pessoal ou para o casal, as datas são importantíssimas para projetarmos quanto guardar por mês/ano e onde guardar também.

Agora, qual o custo mensal para atingir meus objetivos? Para simplificar as contas, baixem essa planilha no site Mais Dinheiro do Gustavo Cerbasi, o nome do arquivo é "Simulação de Poupança".

Caso cheguem a conclusão que os objetivos, a princípio, não cabem no bolso, vocês podem fazer duas coisas:

  1. Aumentar o prazo para atingir os objetivos;
  2. Diminuir o valor dos objetivos;

Percebem como estamos avançando? Definimos nossos sonhos que evoluíram para objetivos, estes agora tem prazos e recursos necessários bem definidos.

E agora? Bom, como o texto está ficando bem longo, vou deixar as próximas partes para outros posts.

Abraços

Nenhum comentário: