segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O que é o Tesouro Direto?

No texto Para que serve a poupança? eu escrevo sobre dois investimentos de renda fixa que superam a poupança no que diz respeito a rentabilidade, já escrevi sobre as debêntures, hoje irei escrever sobre o Tesouro Direto.

O Tesouro Direto é um investimento de Renda Fixa (RF são investimentos cuja rentabilidade é acordada no momento do investimento, seja de forma pré ou pós fixada). Quem emite os títulos do Tesouro Direto é o Tesouro Nacional e a emissão é feita para captar recursos para o Governo Federal custear alguns gastos públicos, como: Saúde, transporte, infraestrutura, educação etc.

De forma bem resumida: quem compra um título no Tesouro Direto está emprestando dinheiro ao Governo por um período pré determinado. O Governo em troca desse dinheiro paga juros ao investidor. Os juros podem ser pagos no vencimento do título ou de forma constante (a cada 6 meses) antes do vencimento.

**Quando emprestamos dinheiro para os bancos eles emitem um CDB. Quando esse empréstimo é para o governo, compramos títulos no Tesouro Direto e quando o empréstimo é para uma empresa, ela emite uma Debenture**

Diferente da poupança, os títulos do Tesouro Direto não possuem garantia do FGC, mas como a garantia é dada pelo Tesouro Nacional, o risco do investidor não receber o investimento na data do vencimento é muito baixo.

Nesse tipo de investimento temos a cobrança do Imposto de Renda (IR) no momento do resgate, respeitando a tabela regressiva que vai de 22,5% para investimentos com prazo menor que 180 dias até 15% para investimentos com mais de 720 dias.

Como investir no Tesouro Direto? É necessário ter cadastro em uma corretora de valores e investir através dela.

Qual a liquidez? O Tesouro recompra os títulos semanalmente às quartas-feiras de quem tem interesse em vendê-los, porém, deve-se ficar atento, pois o retorno nessa recompra não necessariamente é o acordado com o investidor, podendo ser maior ou menor dependendo das condições de mercado.

O Tesouro Direto garante que se o investidor esperar até o vencimento do título, ele terá a rentabilidade indicada no momento da compra.

Qual a rentabilidade de um título do Tesouro Direto? Existem 5 tipos de títulos negociados, no próximo post falarei sobre os 5, suas vantagens e desvantagens.

Abraços

Nenhum comentário: